Tempo
|
A+ / A-

BPI com lucro de 201 milhões de euros no primeiro semestre

29 jul, 2022 - 20:32 • Sandra Afonso

Em Portugal os resultados praticamente estagnaram, apesar do aumento do crédito e dos depósitos.

A+ / A-

O BPI anunciou lucro de 201 milhões de euros. É uma subida de 9%, face ao período homólogo, ajudada pelas operações de Angola e Moçambique.

Segundo as contas apresentadas esta sexta feira, a actividade doméstica subiu um milhão, para 85 milhões de euros, até junho deste ano. As contas acabaram penalizadas pela venda de uma carteira de malparado e com reformas e rescisões.

O banco viu a margem financeira aumentar 3%, enquanto as comissões subiram 11%. O crédito aumentou 8% para 28,7 mil milhões de euros, ajudado por empréstimos a particulares e a empresas. O malparado já só representa 2% dos empréstimos concedidos.

O BPI reduziu os custos com pessoal, mas aumentou a despesa geral, o investimento em software e fez obras no edifício Monumental, em Lisboa.

No final do primeiro semestre, o banco tinha menos 17 trabalhadores e menos 10 agências, do que no arranque do ano.

No entanto, vai entrar pessoal novo. Já receberam mil candidaturas para 30 novas vagas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+