Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Corte de gás à Alemanha pode desencadear recessão", alerta presidente da CGD

26 jul, 2022 - 16:09 • Manuela Pires com redação

Paulo Macedo avisa também que preços no setor energético não vão voltar a ser o que eram.

A+ / A-

O presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) alertou esta terça-feira que no próximo ano deverá ser registado um crescimento reduzido da economia, avisando que a situação pode piorar e caminhar para uma recessão.

"No nosso cenário base, acreditamos neste crescimento significativo este ano e acreditamos num crescimento reduzido para o ano que vem", indicou Paulo Macedo, lembrando que 2023 terá "muitas contingências".

"Como todos sabem, o corte de gás [russo] à Alemanha imediatamente pode desencadear uma recessão", alertou o presidente da CGD.

Paulo Macedo lembra ainda que os preços da energia já estavam a subir antes do início da guerra na Ucrânia.

"Esta volatilidade da guerra tem levado a um aumento de preços, como todos sentem na pele, [mas] se todos se recordam, o aumento dos preços da energia começou antes da guerra. Inclusive o que se discutia na altura era se era duradouro e o que é que era conjuntural."

Atribuindo este aumento de preços no setor energético em parte à guerra e em parte às alterações climáticas, o gestor deixou ainda o aviso de que os preços "não voltar aos níveis" anteriores.

Paulo Macedo falava durante a conferência "Fora da Caixa", que tem como orador convidado o líder do PSD, Luís Montenegro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    27 jul, 2022 Eu 08:29
    Reabram as centrais térmicas a carvão, apressem obras para receber o gás liquefeito, suspendam os planos para encerrar as tais 5 centrais nucleares que a Merkel queria fechar e reponham-nas no máximo de produção, e pressionem a França a permitir ligações aos gasodutos da Península Ibérica. Parem é com o falatório e comecem a fazer alguma coisa pratica.

Destaques V+