Tempo
|
A+ / A-

Galp apresenta lucros de 420 milhões de euros

25 jul, 2022 - 08:55 • Lusa

Na primeira metade do ano, a empresa liderada por Andy Brown beneficiou da subida dos preços do petróleo e das margens de refinação.

A+ / A-

A Galp Energia fechou o primeiro semestre de 2022 com 420 milhões de euros de lucro, um valor que compara com os 166 milhões registados no período homólogo de 2021, de acordo com as contas enviadas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta segunda-feira.

A petrolífera justifica o resultado líquido com o aumento dos preços do petróleo e o negócio da refinação, considerando que as margens cresceram para 22,3 dólares por barril. Por outro lado, numa base ajustada, o lucro foi de 265 milhões de euros, enquanto, numa base contabilística (IFRS), o resultado líquido foi de 713 milhões de euros até junho.

A Galp descreve uma performance operacional "robusta", com a empresa "a capturar com sucesso condições de mercado favoráveis".

Os lucros antes de juros, depreciações e amortizações (EBITDA) dispararam 97%, para 2.114 milhões de euros, entre janeiro e junho.

Os dados da empresa evidenciam que a melhoria da rentabilidade do negócio se deveu ao negócio da exploração e produção de petróleo e gás (upstream), que gerou um volume de vendas de 1.680 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano (mais 86%).

A área industrial e de gestão de energia, a que inclui refinação) teve vendas de 285 milhões de euros, enquanto o negócio comercial contribuiu com 153 milhões de euros.

A área das energias renováveis observou um volume de negócio negativo em cinco milhões de euros.

A rápida recuperação da procura após confinamentos na pandemia e um aumento dos preços da energia impulsionado pela invasão russa da Ucrânia impulsionaram os lucros das companhias petrolíferas em todo o mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+