Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vitor Constâncio avisa que Portugal pode entrar em recessão em 2023

22 jul, 2022 - 07:29 • Olímpia Mairos

O antigo governador do Banco de Portugal e antigo vice-presidente do Banco Central Europeu fala na necessidade de haver limites para aumentar as taxas de juro, sob pena de várias economias poderem ficar em risco.

A+ / A-

Portugal pode entrar em recessão já no próximo ano em consequência de o Banco Central Europeu ter aumentado as taxas de juro em 50 pontos base.

O aviso é deixado por Vítor Constâncio. O antigo governador do Banco de Portugal e antigo vice-presidente do Banco Central Europeu fala na necessidade de haver limites para aumentar as taxas de juro, sob pena de várias economias podem ficar em risco.

“Eu penso que as condições para os aumentos das taxas de juro que o BCE possa fazer não deveriam ir muito além de 1,5%. Mas é evidente que há um risco, mesmo sem os aumentos das taxas de juro, de haver uma recessão no próximo ano””, diz Vitor Constâncio.

Nesta entrevista à RTP, o antigo governador do Banco de Portugal lembra que “qualquer variação nas taxas de juro leva tempo a produzir efeito na economia”.

O Banco Central Europeu vai aumentar em 0,5 pontos (50 pontos base) as suas três taxas de juro diretoras. Em comunicado, o BCE justifica esta subida para estar “em consonância com o seu forte compromisso de cumprimento do seu mandato de manutenção da estabilidade de preços”

É a primeira subida das taxas de juro em 11 anos e é uma tentativa para controlar o acelerar da inflação na Zona Euro.

Na nota divulgada pelo BCE lê-se que “a futura trajetória das taxas de juro diretoras definida pelo Conselho do BCE continuará a depender dos dados e ajudará a cumprir o objetivo de inflação de 2% a médio prazo”.

Em conferência de imprensa, a governadora do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, revelou que as perspetivas são que “a inflação continue indesejavelmente alta por algum tempo”.

Já sobre uma possível recessão, a presidente do BCE diz que não esperar uma recessão em 2022 nem em 2023, mas admite “que há nuvens no horizonte”.

No início de 2021 a inflação estava negativa, o que significa deflação. A 23 de fevereiro a inflação começou a subir e foi subindo consecutivamente até chegar aos 5,1% a 23 de fevereiro, ainda antes da guerra.

A 24 de fevereiro a guerra na Ucrânia começou e no início de março a inflação estava nos 5,8%, até chegar agora em julho aos 8,6%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    22 jul, 2022 Coimbra 13:56
    Pode ser verdade. Mas que dignidade tem este sr. para falar sobre este assunto, quando foi um governador do Banco de Portugal medíocre? Os problemas iniciais com os banco foi por incompetência e irresponsabilidade, no mínimo, dele. Ele que se cale.
  • Manuel Ferraz
    22 jul, 2022 Vila Nova de Gaia 13:25
    Ora aqui está uma opinião de sábio. Quando era governador o que fez? Agora manda palpites. Mas tem razão. Só tem que ligar ao sru patrão António Costa e alerta-lo.

Destaques V+