Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Finanças

Medina defende acordo na concertação social sobre política de rendimentos

15 jul, 2022 - 14:43 • Lusa

“O Governo foi criticado pela opção que fez relativamente à política salarial deste ano”, mas esta é “política salarial correta” no atual contexto, defende ministro das Finanças.

A+ / A-

O ministro das Finanças, Fernando Medina, defendeu esta sexta-feira a importância de um acordo na Concertação Social em matéria de política de rendimentos para garantir a “estabilização da procura interna” e a “estabilidade social” numa altura de “incerteza”.

“Em 2023, creio que seria altamente desejável a construção do que deve ser um acordo em matéria de política de rendimentos. Nós temos um sistema de concertação com as virtualidades e com as características que tem, mas devemos levar mais longe este esforço de concertação em matéria da política de rendimentos”, sustentou o ministro durante a conferência ‘Millennium Talks’, promovida hoje no Porto pelo Millennium bcp para debater o investimento empresarial.

Recordando que “o Governo foi criticado pela opção que fez relativamente à política salarial deste ano”, Medina reiterou tratar-se da “política salarial correta” no atual contexto: “Continuo a defender que acho que é a política salarial correta num ano de incerteza e num ano em que precisamos de não correr riscos e de não introduzir fatores de alimentação de um processo inflacionário ainda não totalmente conhecido e não totalmente desenvolvido”, sustentou.

“Mas – acrescentou – a verdade é que ganharemos todos e é essencial estabelecer uma base de confiança relativamente à política de rendimentos”.

Desde logo, para permitir “a estabilização da procura interna” numa altura em que se preveem “restrições à procura externa”, devido ao abrandamento das principais economias, e, depois, como forma de promover a “estabilidade social, que é um elemento essencial para o sucesso económico de um país, principalmente em alturas de maior incerteza e maior dificuldade”, explicou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+