Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Lista negra” do Fisco: 17 mil contribuintes devem 3,2 mil milhões

24 jun, 2022 - 09:08 • Olímpia Mairos

Nos últimos três anos saíram desta listagem quase 20 mil contribuintes, mas o valor em dívida é muito semelhante.

A+ / A-

A lista de devedores ao fisco é agora menos extensa, mas o valor da divida não sofreu grandes alterações.

O Jornal ECO escreve esta sexta-feira, citando fonte oficial da Autoridade Tributária (AT), que atualmente são mais de 17 mil os contribuintes que têm dívidas ao Fisco e que já integram a lista de devedores. Em causa está uma dívida que totaliza 3,2 mil milhões de euros.

Apesar de a lista continuar a mostrar uma tendência decrescente que se tem vindo a verificar, pelo menos, desde 2016 - desapareceram quase 20 mil contribuintes - o valor em dívida é muito semelhante, totalizando 3,2 milhões de euros.

Da lista de devedores fazem parte todos os contribuintes, pessoas ou empresas, que não têm a sua situação tributária regularizada porque deixaram passar o prazo de pagamento voluntário “sem terem cumprido as suas obrigações” e sem apresentar garantia ou pedir dispensa.

Segundo os dados divulgados pelo ECO, até 31 de maio, 17.814 contribuintes integravam a lista de devedores ao Fisco. 10.496 são pessoas singulares, e 7.318 são empresas.

A lista foi criada em 2006 pelo então ministro Fernando Teixeira dos Santos e é atualizada diariamente para retirar os contribuintes que, entretanto, cumprem as suas obrigações fiscais. A entrada de contribuintes em falta é feita todos os meses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    24 jun, 2022 Palmela 10:25
    Eu acho muito bem! E que as familias dos canais franchizados tem regalias que eu nao tenho podem infectar os lares a vontade!

Destaques V+