Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ine

Inflação de 8% em maio, o valor mais alto desde 1993

14 jun, 2022 - 11:42 • Redação

A energia continua a dar o maior contributo para a elevada subida dos preços. A inflação relativa aos produtos energéticos acelerou para 27,3% (26,7% em abril), o valor mais elevado desde fevereiro de 1985.

A+ / A-

A taxa de inflação em Portugal acelerou para 8% em maio, de acordo com a segunda estimativa publicada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira.

Este número compara com a taxa de 7,2% registada em abril e é o valor mais elevado registado desde fevereiro de 1993.

“O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) também acelerou, registando uma variação de 5,6% (5,0% em abril)“, acrescenta o INE, assinalando que este é o valor mais elevado registado desde outubro de 1994.

Apesar de o fenómeno ser agora mais transversal, a energia continua a dar o maior contributo para a elevada subida dos preços em Portugal. A inflação relativa aos produtos energéticos acelerou para 27,3% (26,7% em abril), o valor mais elevado desde fevereiro de 1985.

Outra das componentes que tem vindo a acelerar é o índice de preços dos produtos alimentares não transformados, que se fixou nos 11,6% em maio, acima dos 9,4% de abril.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+