Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Relatório

Indústria automóvel portuguesa em "risco de declínio"

14 jun, 2022 - 16:45 • Susana Madureira Martins , com redação

Na apresentação do documento, o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho alertou para os perigos de as sucessivas crises provocarem desigualdades laborais crescentes.

A+ / A-

A indústria automóvel em Portugal corre "risco de declínio", alerta um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), apresentado esta terça-feira, em Lisboa.

O setor, com um peso importante no PIB e nas exportações nacionais, está assente em "supressão salarial" e está dependente de material importado e de motores de combustão, indica o documento.

"O setor automóvel português é caracterizado por um controlo de custos através da supressão salarial, de baixo investimento na subida na cadeia de valor, da dependência de produção de motores de combustão interna, e de um conteúdo relativamente elevado de elementos importados nas exportações, o que suscita preocupações quanto ao facto de o setor estar aprisionado num segmento da cadeia de abastecimento de baixo valor acrescentado”, refere a OIT.

O investimento direto estrangeiro foi determinante para a instalação de fábricas de automóveis em Portugal, mas esse dinheiro foi "atraído pelos baixos custos e pela disponibilidade de mão-de-obra qualificada", sustenta.

OIT alerta para crise de desigualdades

Na apresentação do relatório, o diretor-geral da Organização Internacional para o Trabalho alertou para os perigos de as sucessivas crises provocarem desigualdades laborais crescentes.

Guy Ryder falava esta terça-feira na abertura da conferência de apresentação de um estudo sobre o futuro do trabalho no setor automóvel, onde esta crise também foi visível, e apontou os principais alvos destas desigualdades: mulheres jovens e trabalhadores informais.

"Penso que o que estamos a assistir hoje é a uma crise de desigualdades. A pandemia já tinha mostrado disparidades pré-existentes de uma natureza dramática e isto também é verdade na Europa. As crises aumentam as desigualdades: mulheres trabalhadoras, jovens trabalhadores , informais, precários, todos eles estavam em desvantagem e ficaram pior. Isto é verdade também para o setor automóvel. A menos que façamos alguma coisa para parar isto, esta crescente desigualdade irá aumentar no futuro e isto é um perigo", alerta o diretor-geral da OIT.

Guy Ryder apontou o perigo futuro das crescentes desigualdades laborais e como solução o diálogo entre o eixo Estado -empregadores - trabalhadores.

"Podemos organizar o trabalho de maneira diferente. Estados e governos podem intervir de uma maneira e a uma escala que ninguém podia imaginar. Os empregadores e os trabalhadores podem encontrar soluções em conjunto através do diálogo", sublinha.

A apresentação do estudo decorreu no Museu da Eletricidade, em Lisboa, e contava inicialmente com a presença do primeiro-ministro, entretanto cancelada devido à deslocação de António Costa a Haia, ainda esta tarde.

Em substituição do primeiro-ministro nesta conferência esteve o secretário de Estado da Economia, João Neves, que defendeu uma valorização dos salários que possa acompanhar a mudança da alteração das competências que está associada às mudanças do modelo económico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+