Tempo
|
A+ / A-

Celsius

"Crash" no mercado das criptomoedas. Plataforma de empréstimos Celsius suspende transações

13 jun, 2022 - 12:19 • Inês Rocha

A medida é uma reação à queda dos mercados de criptomoedas. Esta segunda-feira, o preço da Bitcoin chegou aos 22.600 euros, o preço mais baixo registado desde o final de 2020.

A+ / A-

A Celsius Network, uma das maiores empresas de empréstimos de criptomoedas dos EUA, congelou os levantamentos e transferências esta segunda-feira, devido a "condições de mercado extremas". A medida é uma reação à queda dos mercados de criptomoedas. Depois de, em novembro, ter atingido os 56 mil euros, esta segunda-feira, o preço da Bitcoin chegou aos 22.600 euros, o preço mais baixo registado desde ofinal de 2020. Já a Ethereum chegou aos 1.146 euros, o valor mais baixo desde o início de 2020.

A empresa norte-americana permite aos utilizadores emprestarem três criptomoedas - Bitcoins, Ether e Tether - e receber juros semanalmente. Dependendo do prazo e da criptomoeda em questão, a plataforma oferece uma taxa de juro de até 18% por ano.

No fim de novembro do ano passado, angariou 750 milhões de dólares junto de investidores, incluindo o segundo maior fundo de pensões do Canadá. A empresa foi avaliada na altura em 3,25 mil milhões de dólares.

Numa publicação no seu blogue, a empresa disse que congelou os levantamentos, bem como as transferências entre contas, "para estabilizar a liquidez e as operações enquanto tomamos medidas para preservar e proteger os ativos".

"Estamos hoje a tomar esta medida para colocar a Celsius numa melhor posição para honrar, com o tempo, as suas obrigações de levantamento".

Após o anúncio, o token da empresa sofreu também uma queda de valor na ordem dos 60%.

O mercado das criptomoedas tem reagido negativamente à conjuntura económica mundial, com a inflação a provocar grandes quedas no valor das moedas. O índice de inflação divulgado na última sexta-feira mostrou que a taxa de inflação aumentou para 8,6% em maio, um máximo em 40 anos. As bolsas norte-americanas caíram quase 3%.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J M
    14 jun, 2022 Seixal 10:25
    A lavandaria está prestes a entrar em falência.

Destaques V+