Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Combustíveis

Gasolina desce e gasóleo poderá passar os dois euros para a semana

12 jun, 2022 - 14:12 • Marta Grosso

A tendência mais recente indica alterações em sentidos diferentes nos dois tipos de combustível.

A+ / A-

O preço do gasóleo deverá aumentar cerca de 10 cêntimos por litro a partir de segunda-feira, segundo fontes do setor à Renascença. Por seu lado, o custo da gasolina deverá diminuir dois cêntimos/litro.

Perante novo aumento, o preço do gasóleo simples poderá aproximar-se ou ultrapassar os dois euros por litro. Na origem deste aumento está a subida da cotação do petróleo, que se encontra próximo de máximos de três meses, devido à subida dos preços dos produtos refinados por dificuldades de oferta ao mesmo tempo que a procura aumentou.

Desta vez, o valor do ISP (imposto sobre produtos petrolíferos) não será atualizado, devido aos feriados. A próxima atualização (que devolve a receita adicional de IVA referente ao aumento do preço dos combustíveis) será em 17 de junho.

No que toca ao desconto equivalente à redução do IVA para 13%, e segundo o jornal ECO, entrou em vigor na segunda-feira, dia 5, e resulta na redução de 0,5 cêntimos no custo da gasolina e de 0,3 cêntimos no do gasóleo. Este desconto vigora durante todo este mês.

No início da semana, os dois combustíveis sofreram um aumento: cerca de 12 cêntimos na gasolina e 14 cêntimos no gasóleo.


[Notícia corrigida às 14h50]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+