Tempo
|
A+ / A-

Crédito dispara para consumo e trava para investimento empresarial

27 mai, 2022 - 15:13 • Sandra Afonso

Os últimos dados do Banco de Portugal apontam para o crescimento dos empréstimos às famílias para pequenas despesas.

A+ / A-

Em abril, os bancos concederam 20 mil milhões de euros em crédito ao consumo, o que se traduz num aumento de 5,1% face ao período homólogo, o que representa o ritmo de crescimento mais elevado desde abril de 2020.

Mantém-se “a trajetória de aceleração que se verifica desde setembro” do ano passado, segundo o Banco de Portugal (BP).

Já os empréstimos para habitação, estão a aumentar em linha com os meses anteriores. Em abril foram entregues 98,3 mil milhões de euros, mais 4,8% do que há um ano.

Quanto aos empréstimos às empresas, continuam a desacelerar. Em abril foram concedidos 76,4 mil milhões de euros, mais 3,1% do que em abril de 2021.

Segundo o banco central, “esta desaceleração foi transversal às micro e às pequenas e médias empresas e mais expressiva nas empresas dos setores do alojamento e restauração, transportes e indústrias transformadoras.

Pelo contrário, aceleraram os empréstimos concedidos às grandes empresas e às empresas do setor do comércio”.

Depósitos continuam a aumentar

Apesar do consumo estar a subir e da inflação levar parte do rendimento, as famílias e as empresas continuam a engordar os depósitos.

No final de abril, estavam guardados nos bancos portugueses 177,1 mil milhões de euros, mais 6,9% em termos homólogos. Tudo dinheiro de particulares.

No caso das empresas, os depósitos subiram no mesmo mês para 64,6 mil milhões de euros, o que representa um crescimento homólogo de 14,2%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+