Tempo
|
A+ / A-

OE2022

Benefício fiscal para autores será "provavelmente prorrogado"

26 mai, 2022 - 13:43 • Lusa

O benefício dedicado aos criadores artísticos foi descontinuado "sem informação nem publicidade, apanhando de surpresa milhares de artistas", afirmou o Bloco de Esquerda no Parlamento. Secretário de Estado respondeu.

A+ / A-

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, disse nesta quinta-feira no Parlamento que o benefício fiscal para autores e criadores artísticos está em estudo, mas "provavelmente será prorrogado".

O governante falava durante o debate da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) em resposta ao deputado do BE José Soeiro que perguntou se o Governo estaria disponível para prorrogar o benefício fiscal relacionado com propriedade intelectual.

"Os autores, criadores artísticos têm um benefício fiscal que foi descontinuado sem informação nem publicidade, apanhando de surpresa milhares de artistas plásticos, de escritores, de compositores, que passariam assim a ser tributados pelo dobro o que é incomportável para os seus rendimentos", disse José Soeiro.

Na resposta, Mendonça Mendes disse que o benefício fiscal previsto no artigo 58.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais "foi incluído no conjunto de benefícios fiscais que caducará em 31 de dezembro de 2022 e que está a ser objeto de avaliação", mas deverá ser prorrogado.

O estudo que está a ser feito "fundamentará a proposta" que o Governo levará depois ao Parlamento, acrescentou o governante.

"Não quero antecipar a conclusão do estudo, mas eu diria que, da sensibilidade que tenho e daquilo que conheço relativamente a esse beneficio fiscal, provavelmente ele será prorrogado pelos cinco anos normais", afirmou Mendonça Mendes.

"Nós temos optado por não tratar este tema dos benefícios fiscais no Orçamento do Estado para podermos fazer essa discussão em sede de Parlamento em profundidade", sublinhou o secretário de Estado.

Segundo o artigo 58.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais, "os rendimentos provenientes da propriedade literária, artística e científica (...), quando auferidos por titulares de direitos de autor ou conexos residentes em território português, desde que sejam os titulares originários, são considerados no englobamento, para efeitos do IRS, apenas por 50% do seu valor, líquido de outros benefícios" até ao valor de 10 mil euros.

Excluem-se os rendimentos provenientes de obras escritas sem carácter literário, artístico ou científico, obras de arquitetura e obras publicitárias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+