Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Quem paga a raspadinha?” Conselho Económico e Social estuda vício no jogo

18 mai, 2022 - 07:59 • José Carlos Silva , Olímpia Mairos

Representa mais de 50% da receita de Jogo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. De acordo com o CES, Portugal é o país da Europa com maior gasto per capita em raspadinhas, o que representa mais do dobro da média europeia.

A+ / A-

A aposta no jogo da raspadinha valeu em 2019 qualquer coisa como 1.728 milhões de euros, e a tendência tem sido crescente, por conta da facilidade em jogar e por haver um resultado instantâneo.

O Conselho Económico e Social (CES) está interessado em saber mais sobre este jogo e sobre as motivações de quem joga. É assinado, esta quarta-feira, um protocolo de cooperação com investigadores e financiadores para uma primeira de três fases de estudo.

Participa o investigador Luís Aguiar Conraria que, apesar de no passado ter sido publicamente critico para com este jogo, assume total independência e neutralidade. “Vamos tentar ser o mais neutros possíveis. Eventualmente, o CES que é a entidade que está a encomendar o estudo pode estar a partir desse pressuposto, mas isso é um problema deles. Eu, enquanto cientista, não posso ter opinião sobre isso”, explica à Renascença.

Conraria e Pedro Morgado são os investigadores da Universidade do Minho que participam neste estudo, que numa primeira fase vai fazer um retrato de quem joga na raspadinha e que características socioeconómicas apresenta.

Portugal é o país da Europa com maior gasto per capita em raspadinhas

“O primeiro é tentar fazer um retrato sociodemográfico e epidemiológico, também, do jogo da raspadinha em Portugal, tentar perceber quem é que joga e quais é que são as características das pessoas que jogam, características quer socioeconómicas, quer tentar obter alguns indícios médicos sobre a sua apetência para o jogo. E essa é a parte de que em cujo financiamento se está assegurado e, portanto, deverá avançar rapidamente”, adianta.

Há mais fases, para as quais o CES se propõe procurar investimento. Uma delas inclui entrevistas diretas a quem aposta na raspadinha, e posteriormente, a realização de ressonâncias magnéticas a pessoas com perturbação do jogo patológico.

A apresentação dos objetivos e metodologia do estudo “Quem Paga a Raspadinha” será feita por Pedro Morgado e Luís Aguiar Conraria, a par da assinatura do protocolo de cooperação que dará início à investigação.

De acordo com o CES, Portugal é o país da Europa com maior gasto per capita em raspadinhas, o que representa mais do dobro da média europeia. Só em 2019, a receita com as raspadinhas cresceu 7,8% em relação ao ano anterior, atingindo 1.718 milhões de euros.

A raspadinha representa mais de 50% da receita de Jogo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+