Tempo
|
A+ / A-

​Banco de Portugal entrega quase 640 milhões ao Estado

17 mai, 2022 - 11:28 • Sandra Afonso

Na apresentação das contas da instituição, destaque ainda para as reservas de ouro, que valorizaram no último ano 808 milhões de euros e já valem 19,8 mil milhões de euros.

A+ / A-

Entre impostos e dividendos, o tesouro encaixou 639 milhões de euros, relativos às contas de 2021 do Banco Central, avança esta terça-feira a instituição.

Segundo o relatório do Conselho de Administração, “no final de 2021, o balanço do Banco de Portugal totalizava 219 mil milhões de euros, um valor superior em cerca de 27 mil milhões de euros ao de 2020”. Este resultado permitiu distribuir “406 milhões de euros de dividendos ao Estado”. Somando a este valor o imposto sobre o rendimento corrente, “foram entregues 639 milhões de euros”.

Destaque ainda para as reservas de ouro, que valorizaram no último ano 808 milhões de euros e já valem 19,8 mil milhões de euros.

Nota ainda para o “aumento dos depósitos das instituições de crédito junto do Banco de Portugal, em 26,9 mil milhões de euros, consequência da significativa injeção de liquidez resultante das medidas de política monetária”. Já os depósitos do setor público diminuíram.

No último ano registou-se ainda um aumento das notas em circulação, que representam 8% no total do Eurosistema

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+