Tempo
|
A+ / A-

Bruxelas prevê PIB português a crescer 5,8%

16 mai, 2022 - 10:07 • Redação com Lusa

O défice apontado é de 1,9% este ano, em linha com o previsto pelo Governo

A+ / A-

A Comissão Europeia reviu em alta de 0,3 pontos percentuais o crescimento económico esperado para Portugal este ano (para 5,8%), apesar dos desafios externos, segundo as previsões de primavera divulgadas esta segunda-feira.

É o valor mais alto na UE. Segue-se a Irlanda (5,4%), Malta (4,2%) e Espanha (4%).

Para os economistas, o turismo e sector dos serviços devem "recuperar fortemente" com o regresso dos estrangeiros ao país.

Nas previsões macroeconómicas, Bruxelas prevê um défice de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, abaixo dos 3,4% estimados no outono, revelando-se também mais otimista sobre o desempenho orçamental em 2023, ao esperar um défice de 1%, quando anteriormente previa um saldo negativo de 2,8%.

As receitas públicas conduziram a uma redução do défice, “graças a um aumento das receitas fiscais e das contribuições sociais (2,5% do PIB) e o aumento do fluxo de fundos da União Europeia (mais de 1% do PIB) face a 2020”. A previsão do défice dos técnicos está, assim, em linha com a do Ministério das Finanças para este ano, subjacente à proposta do Orçamento do Estado.

Em 2021, o défice ficou nos 2,8%, abaixo dos 5,8% registados em 2020.

No boletim macroeconómico , Bruxelas salienta que "Portugal está a implementar medidas adicionais para mitigar o impacto dos preços elevados da energia em 2022, que incluem uma combinação de isenções fiscais e novos subsídios a empresas e famílias".

Bruxelas destaca as “receitas de impostos sobre a produção e sobre as importações que cresceram” mais de 10% face a período homólogo.

Quanto à dívida pública, espera uma redução dos 127,4% em 2021 para 119,9% em 2022, e para os 115,3% em 2023, recuando para “níveis pré-pandémicos”.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+