Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

João Leão na corrida ao Mecanismo Europeu de Estabilidade?

29 abr, 2022 - 19:18 • Sandra Afonso

O nome do antigo ministro das Finanças é avançado pelo jornal Financial Times, que diz que é um dos candidatos à liderança deste organismo.

A+ / A-

O ex-ministro das Finanças João Leão é apontado pelo jornal Financial Times como candidato a diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE).

A confirmar-se, o atual vice-reitor do ISCTE,pode vir a suceder a Klaus Regling, que abandona este ano o cargo de diretor-geral do Mecanismo Europeu de Estabilidade.

Além de João Leão, são ainda avançados os nomes de Marco Buti, antigo chefe de gabinete do comissário europeu Paolo Gentiloni, e também Menno Snel, antigo secretário de Estado das Finanças dos Países Baixos.

Nenhum destes nomes está formalizado, uma vez que as discussões ainda não começaram.

Os ministros das Finanças deverão tomar uma decisão durante o mês de maio.

O jornal Financial Times contactou os governos de Portugal, Itália e Países Baixos sobre este tema, mas nenhum quis comentar.

O MEE é um órgão de cariz político e económico da União Europeia, que assegura a estabilidade da Zona Euro. Tem como objetivo impedir que os países do euro violem os limites de endividamento e é uma resposta de substituição aos mecanismos provisórios de resgate.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+