Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Elon Musk oferece 39,4 mil milhões de euros para comprar o Twitter

14 abr, 2022 - 16:00 • Diogo Camilo

O homem mais rico do mundo lançou uma oferta no valor de 54,2 dólares por cada ação da empresa. Multimilionário sul-africano quer "transformar" a rede social.

A+ / A-

O dono da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, anunciou uma oferta para comprar a rede social Twitter no valor de 54,2 dólares por ação, que se traduz numa quantia de 39,42 mil milhões de euros (cerca de 43 mil milhões de dólares) para adquirir a totalidade da empresa.

A oferta divulgada pelo próprio Musk, atualmente o homem mais rico do mundo, segundo a "Forbes", com uma riqueza avaliada em 252 mil milhões de euros, representa um prémio de 54% em relação ao preço das ações a 28 de janeiro, o dia em que o multimilionário começou a investir no Twitter.

Depois do anúncio de oferta pública de aquisição (OPA) de Musk, as ações do Twitter valorizaram 18% ainda na negociação antes da abertura do mercado bolsista norte-americano.

“Fiz uma oferta”, escreveu, divulgando o documento enviado à SEC, o regulador de mercados nos EUA.

Musk, um dos utilizadores mais seguidos da rede social, tornou-se o maior acionista do Twitter, depois da compra de 9,2% das ações da empresa, anunciada a 4 de abril. Na altura, estas ações estavam avaliadas em cerca de 2,7 mil milhões de euros. Após o anúncio da participação na empresa, o Twitter ofereceu-lhe um lugar no conselho de administração, que Musk recusou.

Em carta, o magnata sul-africano escreveu que a rede social tem um “potencial extraordinário” e “precisa de ser transformada”. “Investi no Twitter porque acredito no seu potencial para ser uma plataforma de discurso livre em todo o mundo e acredito que a liberdade de expressão é um imperativo social para uma democracia funcional”, apontou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+