Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2022

Orçamento. TAP deve receber quase mil milhões de euros este ano

13 abr, 2022 - 15:15 • Tomás Anjinho Chagas

Valor já tinha sido adiantado pelo Ministério das Finanças no final do ano passado. Orçamento prevê injeção de até 990 milhões de euros no âmbito da "reestruturação" da companhia.

A+ / A-

A TAP deve receber até 990 mil milhões de euros do Estado este ano. A medida está contemplada na proposta de Orçamento do Estado para 2022, apresentada esta quarta-feira pelo Ministro das Finanças.

O valor já tinha sido anunciado no final de 2021, depois de a Comissão Europeia ter autorizado esta ajuda estatal no âmbito do plano de reestruturação da empresa.

Na proposta de Orçamento do Estado para 2022, o Governo justifica este esforço orçamental com a importância da transportadora aérea para a economia portuguesa e lembra que, em 2019, a TAP era "responsável por 1 a 1,2% do PIB nacional".

"A TAP tem tido um papel fundamental na economia portuguesa, promovendo a sua internacionalização, seja pela sua atividade como transportadora de bens e serviços – tendo em 2019 transportado cerca de 4 milhões de turistas não residentes com estadia em Portugal cujo valor de gastos estimado se situa entre os 1,3 e os 1,6 mil milhões de euros", pode ler-se no documento oficial.

O executivo, encabeçado por António Costa, sublinha também que o setor da aviação "foi um dos mais afetados pelos impactos da pandemia", o que prejudicou o normal funcionamento da TAP nos últimos dois anos. Na proposta divulgada hoje, o Governo lembra que, noutros países, houve mais casos de companhias aéreas onde a intervenção do Estado se "justificou".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+