Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2022

Ministério da Defesa vai receber mais 30 milhões de euros

13 abr, 2022 - 18:24 • Tomás Anjinho Chagas

Orçamento do Estado prevê um aumento de cerca de 30 milhões de euros em Defesa, quando comparado com o ano passado. Proposta do OE que foi chumbada era superior.

A+ / A-

A proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) prevê um aumento da despesa com a Defesa. O documento entregue hoje na Assembleia da República aponta para uma despesa de 2.450,7 milhões de euros.

O Orçamento do Estado do ano passado disponibilizava 2.422,8 milhões de euros para o Ministério da Defesa.

Numa altura em que a Europa atravessa uma guerra, o ministério agora encabeçado por Helena Carreiras vai ter direito a mais 27,9 milhões de euros. No entanto, a anterior proposta de Orçamento do Estado para 2022, que foi chumbada, incluía mais 800 mil euros para a Defesa.

Por causa do conflito na Ucrânia, e ao abrigo da NATO, Portugal vai enviar 174 militares para a Roménia. Na proposta de Orçamento, o Governo explica a necessidade de proteger as fronteiras europeias face aos problemas de segurança.

"Num contexto europeu de maior insegurança, decorrente do conflito armado em curso na Ucrânia, e face à viragem geoestratégica e à nova ordem segurança europeia que ela implica, Portugal deve atuar diligentemente para reforçar a segurança e a defesa europeia."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Forças Desarmadas
    14 abr, 2022 País Ocupado 09:08
    Rídiculo, simplesmente rídiculo! Enviam 18 soldados para um exercicio onde estão 30 000. Depois de muita espera, enviam 174 soldados para "conter" os Russos e ainda por cima têm de pagar a privados, para transportar soldados e material, que as Forças Desarmadas nada têm para projeção de força. Há uma guerra na Europa contra uma potência que já mostrou ser sanguinária e nada respeitar. E o aumento do orçamento de Defesa(?) nem chega a 30 milhões de Euros, muito abaixo da tal meta de 2% do PIB. Isto é para pagar conferências e colóquios sobre "identidade de género" nas Forças Desarmadas, ou quê?
  • Cidadao
    13 abr, 2022 Lisboa 20:34
    27,9 Milhões de euros...AH!Ah!AH!AH! E tiveram de pagar 1,2 Milhões de euros a privados para enviarem uma microscópica força de 221 militares para "conter os russos", porque nem uma barcaça, nem um avião de jeito, têm, para os levar lá. E nem falo nesse escândalo humilhante que foi enviarem 18 militares para um exercício onde estavam 30 000... E o aumento do Orçamento de Defesa é de 27,9 milhões... Deve ser para pagar o aumento dos colóquios e conferências sobre "identidade de género" nas forças (Des)Armadas.

Destaques V+