Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE2022

Governo vai avançar com financiamento da CP e de outras empresas públicas

13 abr, 2022 - 18:04 • Ana Carrilho

Ministro das Finanças, Fernando Medina, refere que essa operação depende do diálogo com a Comissão Europeia.

A+ / A-

O ministro das Finanças, Fernando Medina, anunciou esta quarta-feira que o saneamento financeiro da CP vai avançar ainda este ano ou no próximo.

Durante a apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), Fernando Medina referiu que essa operação depende do diálogo com a Comissão Europeia.

“Se for possível, vamos concluí-la ainda este ano; senão, no próximo”, disse o governante, frisando que é neutra em termos de défice orçamental.

O ministro das Finanças adianta que esta operação de saneamento financeiro da CP se deve realizar porque acredita mesmo nela.

“O mesmo deve acontecer em relação a outras empresas públicas que estão no perímetro do Estado e que acumularam uma dívida histórica porque durante décadas o Estado não pagou as indemnizações compensatórias e os planos de investimento que lhes foi pedindo.”

Para Fernando Medina, “é altura de voltarmos a ter alguma normalidade, com contratos de serviço público firmados e financiados a tempo e horas, com dívida controlada, de forma a termos empresas a prestar melhores serviços públicos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+