Tempo
|
A+ / A-

Inflação sobe para 5,3%, o valor mais alto em 18 anos

31 mar, 2022 - 11:24 • Lusa

Dados do Instituto Nacional de Estatística. Em fevereiro a taxa estava a 4,2%.

A+ / A-

A inflação subiu em março mais de um ponto percentual estando agora nos 5,3%, quando em fevereiro estava a 4,2%.

"Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 5,3% em março (4,2% em fevereiro). Trata-se do valor mais elevado desde junho de 1994", lê-se no comunicado do Instituto Nacional de Estatística.

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 3,8% (3,2% no mês anterior).

Quanto à taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos, o INE estima que se situe nos 19,8% em março (15,0% no mês precedente), o "valor mais elevado desde fevereiro de 1991".

Já o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 5,9%, que compara com 3,7% em fevereiro.

Comparativamente com o mês anterior, a variação do IPC ter-se-á fixado em 2,5% (0,4% em fevereiro e 1,4% em março de 2021), estimando-se uma variação média nos últimos 12 meses de 2,2% (1,8% no mês anterior).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 5,5% em março (4,4% no mês anterior).

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de março de 2022 serão publicados pelo INE a 12 de abril.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+