Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

E​spanha é o país que mais investe em Portugal, China está em quinto lugar

29 mar, 2022 - 15:11 • Sandra Afonso

A China subiu da nona posição para o "top 5" com 6,8% do investimento directo estrangeiro.

A+ / A-

A Espanha é o país que mais investe em Portugal e a China está em quinto lugar na tabela.

Os dados foram publicados esta terça-feira pelo Banco de Portugal, que lançou novas estatísticas sobre o Investimento directo estrangeiro. Os dados identificam o último investidor, em vez da localização da subsidiária, ou seja, permitem identificar a origem do dinheiro.

“Entende-se por investimento direto o investimento que uma entidade residente numa determinada economia realiza com o objetivo de controlar ou influenciar a gestão de uma empresa residente noutra economia“, explica o banco central.

De acordo com estes dados, os 20 maiores países investidores finais representavam 93% do valor total do investimento do exterior em Portugal, no final de 2021.

No topo da lista está Espanha. O país vizinho foi o que mais investiu no último ano em Portugal (23,6 mil milhões de euros). Segue-se Portugal, através das subsidiárias portuguesas no estrangeiro (23,5 mil milhões de euros), França (17,1 mil milhões de euros) e Reino Unido (13,3 mil milhões de euros).

Com esta nova análise, a China subiu da nona posição para o "top 5" com 6,8% do investimento directo estrangeiro (10,6 mil milhões de euros) do total (154,9 mil milhões de euros).

A economia chinesa é a que mais utiliza subsidiárias para investir, através do Luxemburgo e Hong Kong. Por isso, tinha menos peso nas estatísticas anteriores. Mas não é a única, já que “novas estatísticas mostram que China, Estados Unidos da América e França investem em Portugal através de outros países“, refere o BdP.

Estes dados revelam também que o peso da China é maior no setor da eletricidade, água e gás, o que deverá estar relacionado com a posição da China Three Gorges na EDP e da Fosun na REN.

Depois da China, surgem a Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Brasil e Luxemburgo. Só depois surgem países como Angola e Suíça. No total, o stock de investimento direto estrangeiro chegou em 2021 a 154,9 mil milhões de euros.

O Reino Unido domina o investimento nas indústrias transformadoras, seguido de Espanha e Alemanha. No caso da construção, é Espanha que domina, com o Brasil de perto. Nos serviços (incluindo a banca e os seguros), é Portugal quem tem a maior fatia, seguido de Espanha e França.

Estas estatísticas são atualizadas trimestralmente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+