Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Famílias nunca tiveram tanto dinheiro depositado no banco

25 mar, 2022 - 15:14 • Sandra Afonso

São mais 650 milhões em fevereiro, face ao mês anterior, indica o Banco de Portugal.

A+ / A-

Os depósitos atingiram um novo recorde de 174 mil milhões, em fevereiro, segundo dados publicados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal.

São mais 650 milhões, face ao mês anterior. Esta é uma tendência que se tem vindo a repetir todos os meses, mesmo com os juros baixos e a inflação a subir, o que faz com que na maioria dos casos não compense.

A pandemia fez diminuir o consumo e aumentar a poupança. Desde março de 2020 a fevereiro de 2022, os depósitos bancários cresceram 21,7 mil milhões de euros.

Nas empresas, também aumentou o dinheiro reservado. Em fevereiro tinham acumulado 61,1 mil milhões de euros no banco, o que representa mais 590 milhões, face a janeiro.

Famílias continuam a pedir empréstimos, empresas travam

Os empréstimos a particulares aumentaram em fevereiro. Em causa estão pedidos de financiamento para compra de casa e consumo.

O crédito à habitação subiu para 97,5 mil milhões de euros e os empréstimos para consumo atingiram os 19,5 mil milhões.

“Estes empréstimos cresceram, respetivamente, 4,6% e 4,3% em relação a fevereiro de 2021. O crescimento dos empréstimos na finalidade consumo não era tão elevado desde maio de 2020”, refere o Banco de Portugal.

As empresas também continuam a recorrer à banca, mas mantém-se a tendência de desaceleração. Em fevereiro foram pedidos 75,8 milhões de euros, mais 3,7% do que em fevereiro de 2021.

“Os valores de fevereiro justificam-se, em grande medida, pelos empréstimos concedidos às pequenas e médias empresas cujo crescimento não era tão baixo desde abril de 2020, mês após o qual foram disponibilizadas linhas de crédito de apoio às empresas no âmbito da pandemia”, diz a nota.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+