Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro do Ambiente diz que "todos vamos pagar" o aumento dos combustíveis

15 mar, 2022 - 18:49 • Redação com Lusa

Matos Fernandes diz que o Estado “não fixa nem quer fixar” o preço por litro do gasóleo ou da gasolina e garante que o Governo “não quer mesmo ter mais receita” com o aumento dos combustíveis.

A+ / A-

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, advertiu esta terça-feira, no parlamento que "todos vamos pagar" os aumentos dos combustíevis.

"Que fique claro: não vos pinto um mundo de aguarela. Os aumentos são expressivos e todos os vamos pagar", disse o ministro, na Comissão Permanente da Assembleia da República, durante um debate feito a pedido do PCP sobre o preço dos combustíveis.

O ministro do Ambiente diz que o Estado “não fixa nem quer fixar” o preço por litro do gasóleo ou da gasolina e garante que o Governo “não quer mesmo ter mais receita” com o aumento dos combustíveis.

Matos Fernandes garantiu ainda que o Governo vai manter a aposta nas renováveis, sublinhando que Portugal não tem constrangimentos nas disponibilidade de produtos energéticos, mas o mesmo não pode ser dito sobre o preço.

O ministro deixou ainda a garantia de que o Governo estará atento às dificuldades dos mais vulneráveis: "O nosso papel será sempre o de, não perdendo nunca o rumo da aposta nas renováveis, contribuir para manter intacto o aparelho produtivo e apoiar aqueles que são mais fragéis ou sofrem maior impacto."

Noutro plano, Matos Fernandes disse esperar poder fixar margens máximas até junho, criticando a existência de preços combinados ao afirmar que "basta andar na estrada" para ver que as petrolíferas têm "entendimentos" em relação aos preços dos combustíveis, ...e que .

"Brutal carga fiscal"

O primeiro partido a questionar o ministro foi o PSD, através do deputado Afonso Oliveira, que acusou o Governo do PS de ser “o responsável pela brutal carga fiscal sobre os combustíveis”.

“O que fez com que os combustíveis aumentassem vem ainda do Governo de vossas excelências e quer a minha opinião? Vem bem com a criação da taxa de carbono. Vem muito bem. Sou mesmo favorável àquilo que foi a taxa de carbono, criada à margem dos leilões, pelo Governo de vossas excelências”, referiu, recordando que era na altura ministro do Ambiente Jorge Moreira da Silva.

Matos Fernandes deixou claro que “o Estado não fixa o preço do litro do gasóleo ou da gasolina”.

“Nem fixa nem quer fixar porque poderia com isso arrastar os gasolineiros, com todo o respeito, para esse valor de referência e com isso fazer o aumentar os preços”, alertou.

De acordo com o governante, “o gasóleo e a gasolina aumentam mesmo porque o petróleo está a aumentar”.

“A carga fiscal é mesmo aquela que era e o valor do ISP, ao contrário do que muito se diz, é o valor fixo, completamente independente do preço”, garantiu o ministro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+