Tempo
|
A+ / A-

Encher o depósito custa 8% do salário médio português

14 mar, 2022 - 07:50 • Redação com Lusa

O preço por litro do gasóleo deverá subir esta semana 13,6 cêntimos e o da gasolina 9,3 cêntimos.

A+ / A-

Um português a auferir o salário líquido médio (1.200 euros) em Portugal gasta 8% do seu vencimento mensal a encher um depósito de 50 litros de gasóleo ou de gasolina (95,85 euros e 90,6 euros, respetivamente) face ao aumento do preço dos combustíveis por causa da invasão russa na Ucrânia.

Segundo as contas avançadas pelo Jornal de Notícias, apesar da subida internacional do barril de petróleo, nem todos os países da UE sofrem de igual modo este agravamento. Só oito países mais pobres europeus apresentam uma taxa de esforço superior para atestar.

No Chipre, Malta e Eslovénia, países com um salário líquido médio semelhante ao de Portugal, têm taxas de esforço de 4% (primeiros dois) e 6%, respetivamente. Caso se faça o cálculo com o salário mínimo (705 euros brutos), a taxa de esforço em Portugal sobe para os 12,5%.

Segundo o jornal, a estrutura de impostos na Europa explica parte deste esforço: Portugal é o 6.º país com maior carga fiscal na gasolina, a seguir à Holanda, Itália, Grécia, França e Finlândia. Nestes países encher o depósito custa entre 3% e 5% do salário médio.

No gasóleo, somos o 5.º com maior imposto, só atrás da Itália, França, Bélgica e Irlanda, onde encher o depósito leva entre 3% e 5% do salário médio.

O preço por litro do gasóleo deverá subir esta semana 13,6 cêntimos e o da gasolina 9,3 cêntimos, segundo contas feitas pela agência Lusa com base nos números fornecidos pelo Governo para a redução do ISP.

Tendo em conta que na sexta-feira, segundo o boletim diário da ENSE - Entidade Nacional para o Setor Energético, o preço médio de venda ao público (PVP) era de 1,976 euros/litro na gasolina 95 simples, o preço nas bombas subirá para 2,069 euros e o do gasóleo simples baterá os dois euros (2,026 euros/litro), tendo em conta que na sexta-feira o PVP era de 1,89 euros/litro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+