Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Combustíveis. Gasóleo deverá aumentar até 23 cêntimos e a gasolina 14

09 mar, 2022 - 13:17 • Sérgio Costa , com redação

O valor dos novos aumentos dos combustíveis, que entra em vigor na segunda-feira, constitui um recorde semanal.

A+ / A-

O gasóleo deverá aumentar entre 22 e 23 cêntimos por litro e a gasolina 14 cêntimos na próxima semana. A nova previsão foi avançada esta quarta-feira à Renascença por fontes do setor.

O valor dos novos aumentos dos combustíveis, que entra em vigor na segunda-feira, constitui um recorde semanal.

Ontem, fontes do setor previam uma subida de 18 cêntimos no gasóleo e de 12 cêntimos na gasolina. Uma estimativa que já foi ultrapassada pelos desenvolvimentos nos mercados de energia, na sequência da invasão russa da Ucrânia.

Na última segunda-feira, o preço do litro da gasolina registou uma aumento de 10 cêntimos e o do gasóleo subiu 16 cêntimos, o que constituiu um máximo.

O preço médio da gasolina simples 95 era de 1,936 euros por litro e o do gasóleo estava nos 1.832 cêntimos por litro, de acordo com dados de terça-feira da Direção-Geral da Energia.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou uma nova medida para atenuar a escalada dos preços dos combustíveis, que entra em vigor já na sexta-feira.

O Governo vai abdicar da receita adicional de IVA no gasóleo e na gasolina, através de uma redução temporária do imposto sobre produtos petrolíferos (ISP).

Esta devolução do ISP é uma medida que avança em simultâneo com o reembolso através de Autovaucher, que passou de de cinco para 20 euros.

Em entrevista à Renascença, o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, dá conta de que nos últimos três dias foram 80 mil os portugueses que se registaram na plataforma Ivaucher, para beneficiar do Autovaucher, o apoio estatal ao abastecimento de combustíveis.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    09 mar, 2022 évora 14:37
    Então , era para castigarem a Rússia ou afinal estão a castigar os Portugueses ? Os Governos aparecem nas TV´s todos contendentes a castigarem Putin mas no final das contas sabem que estão a castigar os seus povos , assim não pode ser caso estamos todos em guerra . Muitas outras houveram antes e não existiram tais disparados aumentos , quem anda a beneficiar com isto sentado , os acionistas e investidores ?

Destaques V+