Tempo
|
A+ / A-

Portugal na lista de países "hostis" da Rússia que passam a receber em rublos

07 mar, 2022 - 15:29 • Lusa

Resposta de Moscovo às sanções internacionais. Estados-membros da União Europeia, EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá, entre outros, na lista de países "hostis".

A+ / A-

Veja também:


A Rússia elaborou uma lista de países "hostis", incluindo os Estados-membros da União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá, entre outros, aos quais as empresas russas poderão pagar dívidas em rublos, moeda que desvalorizou 45% desde janeiro.

A lista de países foi preparada na sequência de um decreto presidencial de sexta-feira, revelou hoje a agência russa Interfax, e inclui os territórios estrangeiros que, segundo Moscovo, cometem ações hostis contra a Federação Russa, empresas e cidadãos russos.

Segundo a Interfax, o despacho com a lista foi assinado pelo primeiro-ministro, Mikhail Mishustin, e faz parte do Decreto do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, "sobre o procedimento temporário para o cumprimento de obrigações com certos credores estrangeiros".

De acordo com este documento, a Noruega, o Japão, o Mónaco, a Coreia do Sul, a Suíça, a Albânia, Andorra, a Islândia e o Liechtenstein também são 'países hostis'.

A própria Ucrânia está incluída e também a Nova Zelândia, São Marino, a Macedónia do Norte, Singapura, Taiwan, Montenegro e até a Micronésia.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil.

Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,5 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    07 mar, 2022 Lisboa 18:13
    Com o volume de negócios famélico que temos com a Rússia, ser considerado "hostil" dá-nos cá um abalo ao pífaro, que o Putin nem imagina ...

Destaques V+