Tempo
|
A+ / A-

Receios sobre fornecimento levam preço do gás a novo recorde

04 mar, 2022 - 17:30 • Lusa

O conflito na Ucrânia fez disparar o preço do gás natural para um novo recorde histórico na Europa.

A+ / A-

Veja também:


O receio de perturbações nas exportações russas, que representam 40% das importações de gás europeu, fizeram subir o preço do gás de referência no mercado europeu, o TTF holandês, para 213,895 euros por megawatt hora (MWh).

"Na nossa opinião, o mercado agora dá como certo que um gasoduto muito importante que passa pela Ucrânia será danificado pelos combates", disse Ole Hvalbye, analista do SEB, citado pela AFP, referindo-se à ofensiva militar russa na Ucrânia.

O preço do petróleo e dos metais também continua a subir.

Às 15:20 (hora de Lisboa), o preço do barril de Brent do mar do Norte para entrega em maio avançava 4,68% para 115,63 dólares, tendo atingido na véspera 119,84 dólares, o nível mais alto desde 2012.

Em Nova Iorque, o barril de West Texas Intermediate (WTI) para entrega em abril subia 5,45% para 113,54 dólares, um dia depois de ter atingido os 116,57 dólares, antes de uma acalmia na quinta-feira ao fim do dia e esta manhã de sexta-feira.

No mercado de Londres, o alumínio atingiu um novo recorde histórico em 3.859,50 dólares e o níquel atingiu o valor mais alto desde 2008 em 30.295 dólares por tonelada.

A Rússia é um produtor importante destes metais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+