Tempo
|
A+ / A-

​Petróleo a 103,89 dólares, novo máximo desde julho de 2014

02 mar, 2022 - 13:43 • Lusa

Valores são Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

A+ / A-

Os preços do petróleo da OPEP subiram para 103,89 dólares por barril na terça-feira, mais 4,7% (4,67 dólares) que o valor do dia anterior (99,22 dólares), anunciou esta quarta-feira o grupo petrolífero baseado em Viena.

Impulsionado pela invasão russa da Ucrânia e pelas sanções financeiras e económicas impostas pelo Ocidente a Moscovo, o nível atual do preço do barril utilizado como referência pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) não era registado desde finais de julho de 2014.

Juntamente com os Estados Unidos e a Arábia Saudita, a Rússia é um dos três maiores produtores de "ouro negro", e a escalada das tensões tem suscitado receios de problemas de abastecimento, um fator que tem acentuado a tendência de subida sustentada já demonstrada pelos preços do petróleo devido ao vigoroso crescimento da procura global.

O aumento está também a ser registado noutros tipos de petróleo, tais como o petróleo Brent, de referência na Europa, que hoje a meio da manhã se negociava 111,59 dólares no mercado de futuros de Londres, mais 6,3% do que no fecho de terça-feira.

Os ministros da indústria dos 13 membros Estados da OPEP e os seus 10 aliados independentes, incluindo a Rússia, deverão hoje realizar a teleconferência mensal para definir o nível da sua produção em abril.

Segundo analistas citados pela Efe, espera-se que os mercados confirmem um aumento de produção de 400.000 barris por dia, em linha com um acordo alcançado em julho para regressar gradualmente aos níveis pré-pandemia.

No entanto, vários países não têm a capacidade de continuar a aumentar a produção.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+