Tempo
|
A+ / A-

Patrões portugueses disponíveis para integrar refugiados ucranianos no mercado de trabalho

28 fev, 2022 - 18:47 • Lusa

As confederações patronais dizem ainda que o "inevitável impacto económico" que o conflito terá em Portugal, sobretudo no domínio energético e alimentar, será "agravado ainda pela dramática situação de seca que assola o país".

A+ / A-

O Conselho Nacional das Confederações Patronais (CNCP) condenou esta segunda-feira a invasão da Ucrânia pela Rússia e defendeu que o Orçamento do Estado para 2022 deverá prever "ajustamentos" fiscais para responder ao impacto que o conflito terá nas empresas.

"O Orçamento do Estado para 2022 [OE2022] terá que refletir desde já, nomeadamente na área fiscal, os ajustamentos necessários para responder à subida dos preços da matérias-primas, ao aumento dos custos de energia, em particular dos combustíveis, e à inflação", afirma o CNCP em comunicado.

Num documento onde condenam "veementemente" a invasão da Ucrânia pela Rússia, as confederações patronais afirmam que "as empresas serão afetadas por toda esta situação, incluindo as que negociam e operam na Rússia e na Ucrânia", e pedem "medidas de apoio para mitigar o impacto para estes operadores económicos".

O CNCP diz também que as confederações patronais estão disponíveis para cooperar com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para a integração profissional de refugiados da Ucrânia.

"Consciente da grave crise humanitária que este conflito também produzirá, o CNCP reitera a sua total disponibilidade, em articulação com o IEFP, para a integração profissional dos refugiados que Portugal possa acolher nos próximos meses", lê-se no comunicado.

As confederações patronais dizem ainda que o "inevitável impacto económico" que o conflito terá em Portugal, sobretudo no domínio energético e alimentar, será "agravado ainda pela dramática situação de seca que assola o país".

"O impacto desta guerra nas empresas e na economia portuguesas será direto, sobretudo pelo aumento dos custos energéticos e de produtos agrícolas, que se repercutirá na inflação", e será também indireto, "uma vez que toda a economia europeia será afetada", acrescentam.

O CNCP é uma plataforma que reúne a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) e a Confederação do Turismo de Portugal (CTP).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Exploradores
    28 fev, 2022 País 18:59
    Já estao a salivar com uma nova fornada de escravos a salário mínimo ...

Destaques V+