Tempo
|
A+ / A-

Petrogal. Comissão de trabalhadores pede reabertura da refinaria de Matosinhos

21 fev, 2022 - 11:56 • Lusa

Processo de encerramento da estrutura é classificado como um "crime económico e social em nome da transição energética" e falam em razões ocultas.

A+ / A-

A Comissão Central de Trabalhadores (CCT) da Petrogal pediu a reabertura da refinaria de Matosinhos, distrito do Porto, considerando que a anunciada cidade da inovação a construir no local "mostra a imensa tragédia" do encerramento da estrutura.

"É hora de reabrir a refinaria e investir a sério na sua dinamização, bem como na refinaria de Sines [distrito de Setúbal], sem nos cansarmos de alertar serem aqueles investimentos urgentes e inapeláveis para assegurar e prepará-las para a transição energética", afirma CCT da Petrogal, em comunicado enviado às redações.

Considerando que, "passado mais de um ano, a administração desvendou a peça que faltava no puzzle do encerramento da refinaria" localizada no distrito do Porto, a CCT classifica o processo de encerramento da estrutura como um "crime económico e social em nome da transição energética que já ficou mais que demonstrado ter servido apenas como um ecrã para ocultar as verdadeiras razões".

Na quarta-feira, a Galp, a Câmara de Matosinhos e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) anunciaram que a antiga refinaria de Matosinhos vai dar lugar a uma cidade da inovação ligada às "energias do futuro".

A CCT, que afirma ainda não ter tido acesso ao protocolo celebrado entre as partes, afirma que o que se sabe para já "não passa de um processo de intenções recheado de lugares-comuns".

Para a estrutura representativa dos trabalhadores da Petrogal, continua-se a "explorar o filão da transição energética de todos os termos associados ao progresso tipo "innovation district"".

Contestando o encerramento, a CCT considera que os combustíveis produzidos na refinaria "vão ser necessários nos próximos anos e continuam a ser o eixo principal do desenvolvimento económico, e produtos químicos e óleos-base que alimentavam muitas empresas na região e passaram a ser importados", bem como "milhares de toneladas de combustíveis".

A CCT acusa a Galp de querer "fazer um condomínio à beira-mar plantado com um "green park" [parque verde] - como não poderia deixar de ser", tendo até contratado "uma ex-secretária de estado da Indústria [Ana Lehmann] para coordenar o projeto de urbanização".

Os trabalhadores notam ainda a "perfeita coordenação entre todas as entidades públicas e a administração para destruírem empregos presentes -- 5.000 -- tendo como contrapartida a criação hipotética de outros no futuro e aí não há limite para o delírio".

Segundo o protocolo, a cidade da inovação que irá surgir na antiga refinaria da Galp, em Matosinhos, poderá gerar 20 a 25 mil empregos diretos e indiretos em 10 anos, estando ainda prevista a colaboração da Universidade do Porto no projeto.

"Ainda ninguém se referiu aos trabalhadores da refinaria, aqueles que foram empurrados para rescisões por mútuo acordo, os despedidos e os que estão a aguardar por nova colocação, em concreto, a necessidade impreterível de todos serem reintegrados na empresa, assim o queiram", pode ler-se no texto.

A CCT considera ainda que "a tragédia maior é a confirmação do caráter rentista dos grupos económicos - capitalistas - ditos nacionais como o grupo Amorim a quem a Galp foi entregue de bandeja que prefere fazer dinheiro fácil sem investimento e cujo exemplo é este trágico episódio a norte".

"A antevisão dos principais itens operacionais e do aumento dos dividendos já anunciados pela administração confirmam que há um impacto significativo do encerramento da refinaria do Porto nos resultados da empresa, que a CCT estima em mais de cem milhões de euros (em 2022)", referem os trabalhadores, assinalando também "o aumento das margens de lucro dos combustíveis".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+