Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Navio continua a arder nos Açores. Marinha diz que não há qualquer foco de poluição no mar

18 fev, 2022 - 12:42 • Beatriz Lopes , Olímpia Mairos

O capitão do porto da Horta, João Mendes Cabeças, diz à Renascença que "não há um perigo imediato" de o fogo chegar aos tanques de combustível do navio.

A+ / A-

O navio que se incendiou na passada quarta-feira ao largo do Faial, no arquipélago dos Açores, continua a arder e à deriva, mas sem causar qualquer foco de poluição no mar.

A embarcação transportava carros do grupo Volkswagen e vai continuar a ser acompanhada pela Marinha até que seja possível iniciar as operações de reboque.

Em declarações à Renascença, o comandante José Sousa Luís, porta-voz da Marinha Portuguesa, explica que “o navio patrulha oceânico da Marinha Portuguesa - o Setúbal - encontra-se junto ao navio sinistrado, a monitorizar a situação”.

este responsável acrescenta que o incêndio continua ativo, mas "não há, até ao momento, qualquer foco de poluição no local”.

Não há ainda previsões quanto às operações de reboque do navio, diz ainda o porta-voz da Marinha, adiantando que estas “já começaram a ser planeadas, estando o capitão do Porto da Horta a coordenar a operação com as diversas entidades envolvidas”.

Contactado pela Renascença, o capitão do Porto da Horta, João Mendes Cabeças, diz que, para já "não há um perigo imediato" de que o fogo chegue aos tanques de combustível do navio.

O Felicity Ace, de 650 pés de comprimento, zarpou da Alemanha e estava a caminho dos EUA quando um fogo deflagrou e foi evacuado pela Marinha Portuguesa na quarta-feira, informou a Associated Press esta quinta-feira.

O navio transportava quase 4.000 veículos construídos pelo Grupo Volkswagen da Alemanha para os Estados Unidos, confirmou a construtora em comunicado ao Business Insider.

Em comunicado, a Marinha Portuguesa indicou que os tripulantes do navio, "que navegava a 90 milhas náuticas [cerca de 170 km] a sudoeste da ilha do Faial, e sofreu um incêndio a bordo, foram já resgatados e transportados para o aeroporto da Horta por uma aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa".

A bordo estavam 22 tripulantes que foram resgatados pelas equipas de salvamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+