Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marco histórico. Nunca se vendeu tão poucos carros em janeiro na Europa

17 fev, 2022 - 11:40 • Marta Grosso

Os dados são da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis. A causa para a quebra é apontada à escassez de semicondutores.

A+ / A-

Janeiro de 2022 bate o recorde de menos carros vendidos nos primeiros dias do ano na União Europeia, revela a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).

O recorde anterior tinha sido batido um ano antes, em janeiro de 2021, mas a “atual escassez de semicondutores ainda está a afetar de forma negativa as vendas de carros em toda a região”, refere a ACEA.

No primeiro mês deste ano, os registos de novos carros caíram 6%, tendo sido registado um total de 682.596 veículos.

Na Europa Ocidental, dois dos principais mercados de automóveis registaram quebras de dois dígitos: Itália (-19,7%) e França (-18,6%). A Alemanha foi o único “gigante” que apresentou um crescimento sólido (+8,5%). Espanha ficou-se pelos 1% de subida.

No que diz respeito a Portugal, foram registados 9.829 carros, o que significa uma redução de 2%, abaixo da média europeia.

Mas onde se registaram grandes ganhos foi na Europa Central, com a Eslováquia a vender mais 72,6% e a Roménia mais 55,5%. Já a Polónia vendeu menos 10,2% em janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+