Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EDP Renováveis com 655 milhões de lucros em 2021

16 fev, 2022 - 19:26 • Sandra Afonso

Os resultados aumentaram 18%, em relação ao ano anterior, para o melhor valor de sempre.

A+ / A-

A EDP Renováveis anunciou esta quarta-feira 665 milhões de euros de lucros no ano de 2021. Trata-se de um crescimento de 18% em relação ao ano anterior.

Segundo o administrador financeiro, Rui Teixeira, são “resultados fortes". "Beneficiaram, claro, dos altos ganhos da rotação de capital e do bom desempenho na Europa e no Brasil. No final, traduziram-se num lucro líquido de 655 milhões de euros, que representa um aumento de 100 milhões, face a 2020”, enumerou.

Quem investiu na empresa deverá receber mais um euro por ação, serão 9 cêntimos por cada título. Um valor ainda sujeito à aprovação dos acionistas, mas segundo Rui Teixeira a empresa vai “partilhar parte dos lucros com os acionistas, enquanto mantemos a prioridade no fluxo de caixa e no reinvestimento em crescimento criativo”.

Ainda assim, nem tudo correu bem em 2021. Os resultados nos Estados Unidos ficaram aquém e, no plano operacional, o fator médio de utilização da capacidade instalada deteriorou-se (de 30% para 29%).

O aumento da capacidade instalada (de 12,17 gigawatts para 13,58 gigawatts) permitiu aumentar a eletricidade produzida em 6%, para 30,32 terawatts hora (TWh).

O preço médio de venda foi outro fator a favor, subiu 1%, para 53,7 euros por megawatt hora (MWh).

Por outro lado, a EDP Renováveis admite que os dois últimos anos não foram perfeitos, ao nível da intensidade do vento, mas nada indica que este ano a situação não possa melhorar.

O grupo EDP, maior acionista da EDP Renováveis, publica os resultados anuais esta quinta-feira.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+