Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas melhora previsões de crescimento português para 5,5% este ano

10 fev, 2022 - 10:30 • Lusa

Para o ministro João Leão, estes números "reforçam as perspetivas positivas para a recuperação da economia portuguesa" este ano.

A+ / A-

A Comissão Europeia está ligeiramente mais otimista sobre o crescimento da economia portuguesa, melhorando em 0,2 pontos percentuais as projeções de crescimento para 5,5% este ano e para 2,6% em 2022, segundo as previsões macroeconómicas de inverno divulgadas.

De acordo com as projeções conhecidas esta quinta-feira, Bruxelas vê o Produto Interno Bruto (PIB) a crescer 5,5% este ano e 2,6% no próximo ano, quando no outono antecipava uma expansão de 5,3% este ano e de 2,4% em 2023.

A previsão de Bruxelas para este ano alinha com a estimativa do Governo, que prevê uma expansão do PIB de 5,5% ou mais, e coloca o crescimento acima dos 4% previstos para a Zona Euro e para a União Europeia.

"Os dados hoje divulgados pela Comissão Europeia reforçam as perspetivas positivas para a recuperação da economia portuguesa em 2022", disse o ministro das Finanças João Leão, num comentário enviado à Lusa.

João Leão salienta que, "apesar da pandemia ainda não estar completamente ultrapassada, a Comissão revê em alta o crescimento do país para este ano, em linha com as últimas estimativas oficiais do Governo, reforçando a credibilidade que Portugal alcançou junto das instituições internacionais".

Sublinha que "esta revisão ocorre num contexto de desemprego em mínimos dos últimos 19 anos (5,9% em dezembro de 2021) e com o emprego 1,5% acima do nível pré-pandemia".

A Comissão Europeia reviu em ligeira baixa o crescimento da economia europeia para este ano, para 4% do PIB tanto na Zona Euro como na UE, devido ao abrandamento no inverno provocado pela variante Ómicron.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    10 fev, 2022 ÍLHAVO 12:30
    Não que seja grande coisa - longe disso - , ... mas os profetas da desgraça morreram todos? Com COVID ou de doença não-COVID? É que estão tão calados, que devem já ter morrido. [Ou então a Europa toda cresceu muito mais que isso, ... e eles aproveitaram para emigrar!]

Destaques V+