Tempo
|
A+ / A-

BCE alerta bancos sobre sanções à Rússia

10 fev, 2022 - 19:28 • Sandra Afonso

Nada está ainda decidido, mas a possibilidade cada vez mais forte de serem lançadas sanções a Moscovo, no âmbito da crise com a Ucrânia, levou ao aviso.

A+ / A-

O Banco Central Europeu está a avisar os bancos para que se preparem para o possível corte do acesso dos bancos russos ao sistema de pagamento internacional swift.

De acordo com o presidente do conselho de supervisão do BCE, Andrea Enria, as exposições diretas dos bancos da Zona Euro à Rússia estão “contidas” e, por isso, não são preocupantes. No entanto, eventuais sanções podem desencadear turbulências nos mercados financeiros.

Este responsável admite que bloquear o acesso dos bancos russos ao sistema de pagamento internacional swift seria a medida com mais impacto, mas também lembrou que só foi aplicada uma única vez, ao Irão.

O Risco Cibernético

A par da crise Ucrânia-Rússia, e também em consequência deste diferendo, “o risco tecnológico e o risco cibernético estão a tornar-se cada vez mais um foco importante da supervisão bancária do BCE”, avisa Andrea Enria.

O supervisor pede aos bancos para que se protejam de ataques cibernéticos, com melhores medidas. As instituições devem “estabelecer uma estratégia tecnológica e documentar a mesma, afetar pessoal informático suficiente e melhorar a formação dos seus empregados”.

A banca tem investido nesta área, sobretudo com a expansão das operações além fronteiras. Uma situação que aumenta o risco num cenário de ataque cibernético, em que mais funções podem ficar comprometidas.

O Presidente do Conselho de Supervisão alerta ainda que “as fragilidades da infraestrutura tecnológica dos bancos e da arquitetura de dados de risco continuam a ser um obstáculo importante à agregação eficaz de dados a nível de grupo”.

Tudo porque, com frequência, “utilizam diferentes sistemas informáticos para realizar as mesmas tarefas ou tarefas semelhantes”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+