Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Explicador

Novo Orçamento do Estado vai ajudar famílias a poupar?

04 fev, 2022 - 08:17 • Fátima Casanova

O novo Governo só deverá ser conhecido na semana de 20 de fevereiro. Só depois é que o Orçamento vai ser apresentado, o que pode acontecer em março, após aprovação no Parlamento. As medidas devem entrar em vigor em maio ou junho.

A+ / A-

Com a formação de um novo Executivo, de maioria absoluta do PS, haverá também um novo Orçamento do Estado (OE). O primeiro-ministro já disse que vai apresentar à Assembleia da República o documento que foi chumbado na anterior legislatura.

Existem perspetivas de algum alívio fiscal?

Há várias medidas que o Governo apresentou no ano passado e que agora têm hipótese de ver aprovadas, entre elas estão as mudanças no IRS, que podem ter algum impacto nas famílias.

O que pode acontecer no IRS?

Tudo indica que o Governo vai avançar com a revisão dos escalões e recuperar a tabela que prevê o desdobramento do terceiro e do sexto escalões, sendo assim, a tabela passa a contemplar nove escalões. O estimado é que possa beneficiar um milhão e meio de famílias da classe média e média alta, que vão poupar 150 milhões de euros com o IRS.

Há outra proposta que deverá ser mantida e que prevê um aumento dos descontos para famílias com filhos pequenos. Quem tiver dois ou mais filhos, pode passar a ter um desconto de 750 euros, em vez dos 600 euros atuais, por cada filho dentro daquele intervalo etário entre os três e os seis anos.

Os jovens vão continuar a beneficiar do desconto no IRS?

Aqueles que estejam no primeiro emprego, depois de terem concluído a sua formação, podem continuar a beneficiar de um desconto no IRS, como foi iniciado em 2020, mas é previsível que esta medida avance agora com duas novidades:

1) Tal como a medida estava desenhada no Orçamento que foi chumbado, o desconto no IRS deve passar a abranger os jovens com rendimentos do trabalho independente. Até agora, esta medida destina-se apenas aos que têm contratos por conta de outrem.

2) A segunda novidade é que, em vez de três anos, o desconto será alargado a cinco anos seguidos ou interpolados. Esta medida destina-se a jovens com idades entre os 18 e os 26 anos, mas poderá estender-se nos casos de doutorados.

Os pensionistas vão passar a receber mais de reforma?

No início do ano, a generalidade dos pensionistas teve um aumento do valor das suas pensões, mas foi abaixo de 1%. No entanto, durante as negociações do OE que foi chumbado, o Bloco e o PCP exigiram que todos os pensionistas com uma pensão até 1.097 euros por mês, tivessem, pelo menos, uma subida mínima de 10 euros.

O Governo começou por ser relutante, depois aceitou aplicar esta subida adicional, mas apenas a partir de agosto. Nos últimos dias, durante a campanha eleitoral, António Costa prometeu dar este aumento com efeitos retroativos a janeiro. Se acontecer, a esmagadora maioria dos reformados pode, sim, beneficiar de um novo aumento da pensão.

Quando é que tudo isto poderá ver a luz do dia?

Não há datas. O Governo deverá ser conhecido na semana de 20 de fevereiro, pelo menos foi o que indicou o gabinete do primeiro-ministro. Só depois é que o Orçamento vai ser apresentado, o que pode acontecer em março, depois de aprovado no Parlamento.

As medidas devem entrar em vigor em maio ou junho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+