Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vêm aí duas moedas especiais de 5 e 7,5 euros

03 fev, 2022 - 10:59 • Marta Grosso com redação

São moedas comemorativas do aniversário da moeda única e do Instituto de Economia e Gestão, a primeira escola em Portugal nessa área. Mas vai haver poucas a circular.

A+ / A-

A Casa da Moeda vai cunhar duas moedas comemorativas: uma de cinco e outra de 7,5 euros. O despacho foi publicado nesta quinta-feira em Diário da República.

A moeda especial de 5 euros assinala o 20.º aniversário de entrada em circulação da moeda única europeia, “um momento histórico da União Europeia, o que justifica a emissão comemorativa de uma moeda de coleção”, refere o diploma.

Esta coleção chama-se “20 Anos de Euro” e tem um limite de cunhagem de 165 mil euros, sendo cunhadas até 3.000 moedas em prata com acabamento especial do tipo “provas numismáticas”, indica ainda o despacho.

A segunda moeda assinala os 111 anos do Instituto de Economia e Gestão (ISEG), fundado em 1911. “O ISEG é a primeira escola de economia e gestão em Portugal”, lê-se no diploma.

Neste caso, a coleção chama-se “ISEG 111 Anos” e terá a circular 2.889 moedas em liga de prata “com teor de 92,5% com acabamento especial tipo ‘provas numismáticas'” e 111 moedas em liga de prata “com um teor mínimo de 99,9% com acabamento especial do tipo ‘flor de cunho'”, num montante total nunca superior a 247,5 mil euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+