Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Restaurantes obrigados a fechar devido a isolamentos por Covid-19

01 fev, 2022 - 13:11 • Fátima Casanova

Restaurantes e alojamentos turísticos debatem-se com a falta de trabalhadores, devido à variante Ómicron. AHRESP pede apoio específico.

A+ / A-

As empresas de restauração e de alojamento turístico estão a ser obrigadas a fechar portas porque ficam sem os trabalhadores necessários para operarem. Tudo por causa da elevada transmissão da variante Ómicron da Covid-19.

De acordo com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, AHRESP, os estabelecimentos estão a proceder a “encerramentos involuntários devido à ausência de trabalhadores, que se encontram infetados com a Covid-19 ou em isolamento profilático”.

Durante este período, a “empresa mantém a obrigação de assegurar o pagamento por inteiro de todos os custos fixos”, entre eles estão “os salários dos trabalhadores que não foram infetados nem que se encontram em isolamento”.

São constrangimentos que a AHRESP considera “graves”, tendo em conta que há “períodos de ausência total de faturação”.

A AHRESP defende, por isso, que o Governo deve atribuir “um apoio específico a fundo perdido, de atribuição simples e imediata”. Entende a AHRESP que esta seria uma forma de “compensar todos os custos que as empresas continuam a ter de suportar” quando se verifica o “encerramento forçado de estabelecimentos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+