Tempo
|
A+ / A-

Fisco faz o terceiro alerta de segurança desde o início do ano

28 jan, 2022 - 18:48 • Lusa

Está em curso uma campanha de phishing que recorre a emails ou a SMS fraudulentas, alerta a Autoridade Tributária.

A+ / A-

A Autoridade Tributária e Aduaneira emitiu esta sexta-feira um novo alerta de segurança sobre emails e mensagens de texto (SMS) fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes, sendo este o terceiro desde o início do ano.

No caso dos emails, é dito ao contribuinte que tem direito a um reembolso de imposto, sendo-lhe indicado que carregue num determinado link para receber o valor, o que, avisa a AT, não deve ser feito em nenhuma circunstância.

Na mensagem de texto (SMS), o contribuinte é confrontado com a existência de uma dívida em processo de execução fiscal sendo-lhe inclusivamente fornecida a referência e número de entidade para "pagamento".

"Está também em curso uma campanha de phishing que recorre a mensagens de texto (SMS) fraudulentas", refere a AT no alerta publicado no seu site, especificando que os destinatários destes SMS "são induzidos maliciosamente a efetuar um pagamento para alegadamente regularizar a sua situação tributária".

Trata-se em ambos os casos de mensagens "falsas" que "devem ser ignoradas" já que, precisa a mesma informação, "o seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos ou a efetuar pagamentos indevidos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+