Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reciclagem. Plásticos lideram recolha de embalagens em 2021

19 jan, 2022 - 13:11 • Marta Grosso

Os portugueses reciclaram mais 6,4% no ano passado do que em 2020.

A+ / A-

A reciclagem aumentou em 2021 em Portugal e o plástico foi dos materiais que registou um maior crescimento, com mais 14% de embalagens recicladas só no ano passado.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Sociedade Ponto Verde (SPV), segundo a qual a recolha seletiva de embalagens registou um aumentou de 6,4% em 2021 face ao ano anterior.

No ano passado, foram encaminhadas mais de 435 mil toneladas para reciclagem. As embalagens são o único fluxo de resíduos urbanos a cumprir com as metas nacionais, refere ainda o comunicado.

Além do plástico, destaque para o vidro, cuja reciclagem tem vindo a registar, nos últimos dois anos, uma tendência consecutiva de aumento. Só no ano passado, foram recicladas mais 5% de embalagens de vidro.

O desempenho deste material reflete o esforço conjunto da sua cadeia de valor, de fabricantes a distribuidores, “que tem vindo a trabalhar afincadamente numa estratégia conjunta para melhorar resultados e alcançar as metas nacionais”, destaca a SPV.

Ana Trigo Morais, diretora executiva da Sociedade Ponto Verde, “os resultados globais de 2021 revelam um bom desempenho do SIGRE [o Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens] e o esforço contínuo da Sociedade Ponto Verde na gestão do fluxo de embalagens”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+