Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Salário mínimo. Aumento de 40 euros para 880 mil trabalhadores

02 jan, 2022 - 10:25 • Redação

António Costa lembra que as empresas terão direito a um apoio de 112 euros, relativo aos encargos adicionais com a Taxa Social Única (TSU), devido ao aumento do SMN.

A+ / A-

O novo ano traz novidades na área laboral, entre as quais alterações ao regime do teletrabalho previsto no Código do Trabalho, e a atualização do salário mínimo nacional (SMN). O Primeiro-ministro usou a sua conta oficial no Twitter para assinalar esta subida e lembrar que o Governo cumpre promessas.

António Costa avança que cerca de 880 mil trabalhadores vão beneficiar do aumento do salário mínimo, que passa dos 665 euros para 705 euros.

“O aumento de 40 euros, o maior sempre, teve em conta a auscultação dos parceiros sociais, cumprindo o compromisso de 2015 e renovado em 2019 para chegarmos a 2023 com 750 euros de SMN”, pode ler-se.

Segundo o governante, a melhoria dos rendimentos das famílias e o aumento da remuneração pelo trabalho são objetivos deste Governo desde o início. “Temo-lo feito anualmente e são da mais elementar justiça social”.

Nesta mensagem, António Costa lembra que as empresas terão direito a um apoio excecional de 112 euros, relativo aos encargos adicionais com a Taxa Social Única (TSU), devido ao aumento do SMN.

“Nos últimos seis anos, o Salário Mínimo Nacional aumentou cerca de 40%, sem que isso tenha afetado a competitividade das empresas nacionais”.

Depois de um congelamento nos 485 euros durante os anos da intervenção da troika, o SMN tem vindo sempre a seguir uma trajetória crescente. Desde 2015 até agora, o salário mínimo nacional passou de 505 para 705 euros, um aumento de 200 euros.

Cerca de um quarto dos trabalhadores em Portugal aufere o salário mínimo nacional, de acordo com o relatório Retribuição Mínima Mensal Garantida 2021, do Gabinete de Estatística e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Grande proposta
    02 jan, 2022 Cá 12:02
    Sobe o salário minimo, estagna ou reduz o salário médio. E ainda por cima alivia as empresas em 112 Euros que terão de vir de outro lado, pois o dinheiro não é elástico. Grande proposta
  • Desabafo Assim
    02 jan, 2022 Porto 11:14
    Por estas é que me reservo a fazer comentários sobre política. Sendo ou não pressionado o certo é que aconteceram.

Destaques V+