Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​IVAucher. Reembolsados cerca de 37 milhões de euros

30 dez, 2021 - 10:36 • Fátima Casanova

Os consumidores que aderirm ao programa podem gastar o saldo IVAucher até amanhã, 31 de dezembro. Saldo que não for utilizado será considerado como dedução à coleta em sede de IRS.

A+ / A-

Amanhã é o último dia para os consumidores poderem gastar saldo do IVAucher. Desde 1 de outubro, o pograma contribuiu com cerca de 73 milhões de euros de apoio aos setores de alojamento, cultura e restauração, especialmente afetados pela pandemia.

Segundo o Ministério das Finanças, desde o dia 1 de outubro, data de arranque de utilização do saldo acumulado IVAucher, foram reembolsados cerca de 37 milhões de euros aos consumidores aderentes, num total de 14 milhões de transações, o que corresponde a cerca de 76% do saldo à disposição.

Estavam disponíveis para serem utilizados pelos consumidores cerca de 82 milhões de euros, que foram acumulados por todas as pessoas que pediram fatura com NIF entre junho e agosto 2021.

Relativamente aos consumidores que se inscreveram no programa (cerca de 1,5 milhões) “tinham à disposição um saldo de cerca de 49 milhões de euros, tendo até ao momento utilizado 76% do mesmo”, como refere o comunicado do Ministério das Finanças.

Entretanto, o Programa IVAucher “contribuiu com cerca de 73 milhões de euros para a os setores de alojamento, cultura e restauração, especialmente afetados pela pandemia.”

Os consumidores podem, ainda, gastar o saldo IVAucher até amanhã, 31 de dezembro.

O Ministério de João Leão esclarece que “o saldo que não for utilizado pelos consumidores será considerado como dedução à coleta em sede de IRS, nos termos legais”.

Registaram-se no Programa IVAucher perto de 1 milhão e 500 mil consumidores e quase 10 mil comerciantes (9.460), o que corresponde cerca de 35 mil terminais de pagamento (34.934).

Este programa permitiu testar uma plataforma inovadora de apoio público através de reembolso direto aos contribuintes, constituindo uma importante ferramenta para novos programas que possam vir a ser implementados.

AUTOvoucher já devolveu 11 milhões de euros

Desde 10 de novembro, altura em que os contribuintes começaram a beneficiar do desconto AUTOvoucher, foram reembolsados perto de 11 milhões de euros (10.718.905 ME), num total de 2,1 milhões de transações.

O AUTOvoucher conta com um total de 9.798 terminais em todo o país registados no programa. A lista de posto de abastecimento de combustíveis aderentes pode ser consultada no site https://www.ivaucher.pt/.

Em comunicado, o Ministério das Finanças diz que está “assegurada uma cobertura de todo o território nacional através da adesão de praticamente todos os postos de combustíveis existentes”.

As adesões ao programa são únicas, isto é, ao aderir ao IVAucher, o consumidor é automaticamente admitido para efeitos do AUTOvoucher, podendo os consumidores continuar a aderir ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março de 2022.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+