Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brisa aumenta portagens em janeiro

29 dez, 2021 - 13:25 • Lusa

A subida de preço abrange os carros de classe 1. Nos principais percursos de longa distância, a atualização é de 20 cêntimos.

A+ / A-

A Brisa Concessão Rodoviária anunciou nesta quarta-feira que 28 das 93 taxas de portagem aplicadas na classe 1 vão aumentar no próximo ano, justificando a subida com a taxa de inflação homóloga.

Segundo a empresa, 28 das 93 taxas de portagem aplicadas na classe 1 (30% do total) serão atualizadas, "sendo que, na maioria dos percursos com mais elevada frequência de automobilistas ou com maior extensão, o impacto será diminuto", refere em comunicado hoje divulgado, acrescentando que as suas tarifas de portagem irão registar em 2022 "uma atualização média de 1,57%".

A Brisa aponta que os preços das portagens permaneceram inalterados em 2020 e 2021 e que a última atualização, em 2019, teve um coeficiente de 0,88%.

Os principais percursos em longa de distância com aumentos serão a A2, entre Lisboa e Algarve, com mais 0,35 euros, A1, entre Lisboa e Porto, com mais 0,20 euros, e A6, entre Marateca e Caia, também com mais 0,20 euros.

Entre os principais percursos urbanos com elevada frequência de automobilistas, o maior aumento será na A3, entre Porto e Valença, que passará a custar mais 0,25 euros.

O sublanço entre Maia e Santo Tirso, na A3, a A5, Lisboa e Cascais, e a A4, entre Porto e Amarante, terão uma atualização de 0,05 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J M
    30 dez, 2021 Seixal 15:34
    Agora para não parecer mal às entidades que tomam a iniciativa de aumentar os preços, chamam-lhe uma atualização, mas quando o assunto é referente a ordenados, já é um aumento. Deixem-se de hipocrisias e chamem as coisas pelo nome.
  • Petervlg
    30 dez, 2021 Trofa 09:04
    Isto é roubar os Portugueses a descarada. Obras que duram uma eternidade, exemplo: acessos ao túnel da A4, , é um desrespeito por parte da Brisa, com os automobilistas, e estes a gastar mais combustível, a poluir mais.

Destaques V+