Tempo
|
A+ / A-

Misericórdias preocupadas com o impacto do aumento salário mínimo

11 dez, 2021 - 16:27 • Lusa

O presidente da UMP reforçou que os valores atuais das comparticipações do Estado às misericórdias já as deixa "numa situação muito complicada".

A+ / A-

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) disse este sábado, à Lusa, que o setor está preocupado com o impacto que terá o aumento do salário mínimo na tesouraria das instituições.

No final da Assembleia Geral da UMP, que se realizou no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, concelho de Ourém, Manuel Lemos afirmou à Lusa que "as pessoas estão muito preocupadas com o impacto do salário mínimo".

"Claro que não se discute o aumento, mas isso vai representar cerca de 48 euros a mais por mês, por cada trabalhador. Como o financiamento das misericórdias é feito com as reformas, que como se sabe são baixíssimas, com a comparticipação das famílias, que estão completamente sufocadas e não conseguem ajudar mais, o Estado cada vez que toma medidas deste género, por muito justas que sejam, tem depois de ter um aumento igual nas suas comparticipações, o que não tem acontecido", disse Manuel Lemos.

O presidente da UMP reforçou que os valores atuais das comparticipações do Estado às misericórdias já as deixa "numa situação muito complicada".

"Além da dificuldade objetiva de pagar todos os meses, o salário mínimo está-se a transformar cada vez mais num salário médio, o que é mau para as pessoas e para a qualificação de cada um", acrescentou.

Mais de 200 mil trabalhadores do setor social auferem, atualmente, o salário mínimo, revelou, esta sexta-feira, a dirigente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) Elisabete Gonçalves.

"São na ordem dos 200 e tal mil trabalhadores que estão encaixados no salário mínimo nacional", revelou a dirigente sindical em declarações à margem da greve nacional, indicando que esse número atinge "várias profissões" do setor social, acrescentando, a propósito, que "havia uma distinção entre os trabalhadores que tinham algum curso técnico, mas neste momento a tabela salarial está a ficar achatada, com as diferenças salariais a serem cada vez mais reduzidas".

Em comunicado, a FNSTFPS revela que "os apoios financeiros por parte do Estado às IPSS, entre 2019 e 2021, tiveram um aumento de 11%, dos quais 3,6% se verificaram em 2021, as instituições estabeleceram aumentos dos salários ínfimos, com efeitos só a partir de julho".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    11 dez, 2021 eu 17:41
    Mais um a querer perpetuar os salários de indigência

Destaques V+