Tempo
|
A+ / A-

ANTROP

Combustíveis. Apoio às empresas de transportes corre bem, mas “não chega”

30 nov, 2021 - 07:30 • Sandra Afonso , Filipe d'Avillez

O presidente da ANTROP pede uma política diferenciada para o setor dos transportes de passageiros, dizendo que se as coisas continuarem como estão há empresas que vão fechar.

A+ / A-

O apoio aos combustíveis das empresas de transportes de passageiros não chega. O setor fala numa “situação muito difícil” e “atraso irrecuperável”.

Termina esta terça-feira o prazo para as empresas do setor pedirem apoio ao Estado para baixar a fatura com os combustíveis. O presidente da Associação Nacional de Transportes de Passageiros antecipa já à Renascença um balanço positivo, apesar do processo não ter sido ágil.

“Para além de ser um pouco demorado, porque a submissão é viatura-a-viatura, tentámos que fosse mais célere, mas não foi possível. Tivemos no início do processo uma reunião com o Fundo Ambiental para tirar todas as dúvidas, transmitimos esses esclarecimentos aos nossos associados e até ao momento não tivemos nenhum pedido de ajuda nem nenhum registo de problemas.”

“A nossa expetativa é que a generalidade das empresas já tenha pedido esse apoio e esteja tudo a correr dentro da normalidade”, diz Luis Cabaço Martins.

O mesmo responsável reafirma que está satisfeita com esta ajuda, mas avisa que não chega, pois só cobre 10% dos encargos adicionais com os combustíveis.

O setor reivindica uma política específica. “Naturalmente esta ajuda não resolve nenhum problema estrutural das empresas, é uma ajuda que corresponde a cerca de 10% daquilo que são os encargos adicionais pelo aumento dos custos com combustíveis, mas não deixa de ser uma ajuda e, portanto, nesse sentido não a rejeitamos.”

“O que a ANTROP entende é que deve haver da parte do Governo a assunção de responsabilidades na definição de uma estratégia estrutural. Isto é, achamos que se justifica que haja uma política específica que diferencie positivamente as empresas de transporte público relativamente à questão da carga fiscal no gasóleo".

Associação pede compromisso e estratégia para o futuro

O chumbo do Orçamento do Estado traduz-se num atraso irrecuperável para o sector, defende a ANTROP. O presidente da associação diz que a atual situação é muito difícil e extremamente negativa: “Isso é um atraso irrecuperável e vai atrasar todo o processo quatro, cinco ou seis meses.”

“O que é importante é que com este Governo e com o próximo possa haver um compromisso de afinação e aplicação de uma estratégia que proteja o transporte público, para que seja efetivamente uma verdadeira alternativa ao transporte individual e com isso ajudar na descarbonização do país", considera.

Para impedir o encerramento das empresas, a ANTROP pede uma diferenciação fiscal positiva no gasóleo e a atualização das tarifas e remuneração dos operadores, tendo em conta os custos. “É importante também que a fórmula que calcula a atualização tarifária, ou noutros casos a atualização da remuneração dos operadores, quando estão a prestar um serviço público, tenha em conta não só a inflação, mas também designadamente os custos com os combustíveis e outros custos operacionais relevantes, como os custos com o pessoal. Isso já acontece com muitos países na Europa, designadamente em Espanha.”

“Por exemplo, para o ano vamos ter uma autorização de atualização tarifária de 0,57%, portanto, meio porcento, quando na realidade tivemos uma variação de custo com pessoal de cerca de seis porcento e de gasóleo acima dos 20%. Se acontecer por dois ou três anos seguidos uma situação destas, as empresas têm de fechar”, conclui Luís Cabaço Martins.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+