Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tarifa social de internet chega a 1 de janeiro, com seis meses de atraso

29 nov, 2021 - 07:30 • Beatriz Lopes , Filipe d'Avillez

Por cinco euros, mais IVA, as famílias com maiores dificuldades financeiras têm acesso a 15 gigabytes por mês, em banda larga.

A+ / A-

A nova tarifa social de internet chega às casas dos portugueses com mais dificuldades financeiras a partir do dia 1 de janeiro.

Inicialmente prometida para o verão de 2021, a medida é publicada esta segunda-feira em Diário da República e só será implementada no arranque de 2022, mas prevê um pacote de tráfego mensal de 15 gigabytes, seja em banda larga fixa ou móvel, por cinco euros, mais IVA (6.15 euros).

O secretário de Estado da Transição Digital explica à Renascença que o objetivo da medida é promover a inclusão e a literacia digital.

“Lançámos esta medida exatamente para colmatar esta falha de mercado. O objetivo é de facto fixar um valor relativamente acessível. Cinco euros por mês mais IVA entendemos que era um valor suportável. E o que têm de fazer é basicamente dirigir-se a um operador a partir de 1 de janeiro e solicitar o acesso que depois será concedido, uma vez verificado os requisitos de elegibilidade”, diz André Aragão de Azevedo.

Segundo as contas do Governo, a medida pode abranger um universo de 780 mil famílias.

“Pessoas com rendimentos reduzidos, igual ou inferior a 5.808 euros acrescidos de 50% por cada elemento do agregado familiar, assim como os beneficiários do complemento solidário para idosos e outros apoios sociais, como o rendimento social de inserção, apoio por desemprego, pensão social de invalidez ou complemento da prestação social para inclusão”, explica André Aragão de Azevedo.

A necessidade de acesso à internet, nomeadamente no acesso a serviços públicos e privados, também em situações de teletrabalho e de ensino à distância, aumentou muito durante a pandemia, especialmente com o ensino à distância e o teletrabalho.

O secretário de Estado dá conta dos serviços mínimos que ficarão disponibilizados a partir do dia 1 de janeiro.

“Os serviços normais de internet, que o próprio código europeu das comunicações eletrónicas define como serviços básicos de internet. Desde serviços de acesso ao email, acesso a serviços públicos digitais, homebanking, comunicações eletrónicas, videochamada.”

“O tráfego mensal em banda larga são 15 gigabytes e depois o valor de download será de 12 megabytes por segundo e um débito mínimo de upload de dois megabytes por segundo”, explica ainda André Aragão de Azevedo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+