Tempo
|
A+ / A-

​Mário Centeno. “Inflação permanece ainda um fenómeno temporário”

18 nov, 2021 - 11:50 • João Cunha , Cristina Nascimento com Lusa

Antigo ministro das Finanças alertou também para o risco de a banca assumir maior risco de crédito, ao fazer investimentos para acompanhar a transição digital.

A+ / A-

O governador do Banco de Portugal considera que a inflação ainda é “um fenómeno temporário”.

“Os preços revelam exatamente a encruzilhada em que nos encontramos. A inflação permanece ainda um fenómeno temporário”, disse Mário Centeno na abertura da conferência “Banca do Futuro”, organizada pelo Jornal de Negócios.

“Devemos ter, neste momento, a paciência que só a manutenção de pilares essenciais das nossas políticas económicas pode emprestar ao processo de recuperação.”

O antigo ministro das Finanças alertou também para o risco de a banca assumir maior risco de crédito, ao fazer investimentos para acompanhar a transição digital, na tentativa de obter maior rendibilidade.

Já sobre a política orçamental, Centeno afirmou estar a acompanhar a recuperação, desde logo acompanhando os setores mais vulneráveis, mas "sem acumular riscos futuros".

Ainda é "difícil avaliar se estamos perante uma transição económica mais verde e mais digital ou se estamos perante uma metamorfose, algo mais profundo no sistema económico e social, onde as desigualdades ganham novo prisma e devem ser preocupação central", disse.

O Banco Central Europeu (BCE) vai realizar no próximo mês um encontro crucial para o futuro, no qual deverá delinear os estímulos pós-pandemia, num cenário de nova vaga de Covid-19 na Europa.

Responsáveis da instituição financeira europeia, incluindo a sua presidente, Christine Lagarde, têm insistido que o atual pico dos preços no consumidor é transitório, tornando improvável um aumento da taxa de juro no próximo ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+