Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IVAucher já tem mais de um milhão de aderentes

09 nov, 2021 - 19:44 • Lusa

Foram já feitos 2,4 milhões de reembolsos, no total de 16,4 milhões de euros, segundo o Ministério das Finanças.

A+ / A-

Mais de um milhão de contribuintes já aderiu ao programa IVAucher, tendo já sido feitos 2,4 milhões de reembolsos no total de 16,4 milhões de euros, indicou esta terça-feira o Ministério das Finanças, em comunicado.

"O Programa IVAucher conta já com mais de um milhão de contribuintes aderentes. Desde o dia 22 de outubro, quando foi anunciado o AUTOvoucher, registaram-se mais 330 mil adesões", refere o comunicado.

Por seu lado, a rede de estabelecimentos dos setores Alojamento, Cultura e Restauração ascende a 8.550 comerciantes registados.

Neste balanço do IVAUcher, o Ministério das Finanças adianta ainda que, desde 1 de outubro, foram feitos 2,4 milhões de reembolsos, num total de 16,4 milhões de euros. Representa um impacto de cerca de 33 milhões de euros nos três setores abrangidos do Programa IVAucher.

Em causa está o valor de IVA acumulado pelos consumidores que nos meses de junho, julho e agosto associaram o NIF nas faturas de restaurantes, alojamento, livros ou eventos culturais e que entre 1 de outubro e 31 de dezembro é devolvido aos consumidores em compras nos mesmos setores.

De acordo com os dados do Ministério das Finanças, entre 1 de junho e 31 de agosto, os consumidores acumularam 82 milhões de euros nos consumos efetuados nos referidos setores.

Para usufruir do IVAucher o contribuinte tem apenas de aderir ao programa, aceitando os termos e condições, indicando o NIF.

Feito este passo, e sempre que efetuar um consumo naqueles três setores e o pague com um cartão bancário, ser-lhe-á devolvido para a sua conta bancária, de forma automática, até 50% da despesa efetuada, desde que o comerciante em causa tenha igualmente aderido e o saldo assim o permita.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+