Tempo
|
A+ / A-

INE. Construir uma casa nova custa mais 7,1%

09 nov, 2021 - 13:53 • Lusa

O preço dos materiais subiu 8,9% e o custo da mão-de-obra 4,6%.

A+ / A-

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 7,1% em setembro em termos homólogos, mais 0,4 pontos percentuais que no mês anterior, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) nesta terça-feira.

“O preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações de 8,9% e de 4,6% face ao período homólogo”, refere o comunicado do INE.

De acordo com o instituto, em setembro, a variação homóloga estimada do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) foi de 7,1%, com os preços dos materiais a aumentarem 8,9% (8,7% no mês anterior) e o custo da mão de obra a subirem 4,6% (4,0% em agosto).

O INE refere também que o custo com mão de obra contribuiu com 2,0 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN, enquanto os materiais foram responsáveis por 5,1 pontos percentuais.

O ICCHN é uma estatística derivada produzida pelo INE que tem como objetivo medir o custo de construção de edifícios residenciais em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+